BIOGRAFIA - ESCRITOS

• O DIÁRIO

Início do Diário de Juanita

O Diário de Juanita foi dedicado à Madre Julia Ríos, religiosa do Sagrado Coração, que foi conselheira espiritual das alunas do colégio do Sagrado Coração em Santiago, onde Juanita estudou durante vários anos.

Madre querida: a senhora acredita que vai encontrar-se com uma história interessante. Não quero que se engane. A história que vai ler não é a história de minha vida, mas a vida íntima de uma pobre alma que, sem mérito algum de sua parte, foi querida especialmente por Jesus Cristo, que a cumulou de benefícios e graças.

A história de minha alma se resume em duas palavras: sofrer e amar. Aqui tem minha vida inteira desde que me dei conta de tudo, quer dizer, aos 6 anos ou antes. Eu sofria, porém o bom Jesus me ensinou a sofrer em silêncio e desabafar nele meu pobre coraçãozinho. A senhora compreende, Madre, que o caminho que me mostrou Jesus, desde pequena, foi o que percorreu e o que amou; e, como Ele me queria, procurou para alimentar minha pobre alma o sofrimento.

Minha vida se divide en dois períodos: mais ou menos desde a idade da razão até minha Primeira Comunhão. Jesus me cumulou de favores tanto no primeiro período como no segundo: desde minha Primeira Comunhão até agora. Ou melhor, até a entrada de minha alma no porto do Carmelo.

(Diário, §1, tradução © Edições Loyola)

 

 

Haut de page