BIOGRAFIA - CronologIA
TERESA DE LOS ANDES - (1919-1993)
1919
- 11 de janeiro: em companhia de sua mãe viaja a Los Andes a entrevistar-se com a priora. Desde este momento suas dúvidas desaparecem.
- 25 de março: Solicita licença a seu pai para ir-se ao Carmelo.
- 6 de abril : seu pai, comovido, lhe concede a licença.
- abril : Juanita se prepara para ingressar ao Carmelo; mais sofre o indizível por ter que abandonar a sua família que ela tanto ama.
- 7 de maio: ingressa no mosteiro de Los Andes. Cambia seu nome pelo nome de Teresa de Jesus. Sofre da separação, mais experimenta também paz e alegria por ter abandonado todo por amor a Cristo.
- Cumpre a Regra del Carmelo com humildade e amor. Se oferece para realizar os labores más molestos e até os mais desagradáveis.
- Suas cartas irradiam felicidade; elas arrastarão muitas amigas à vida religiosa.
- 14 de outubro : toma o hábito de Carmelita Descalça, começando o seu noviciado.
- Teresa, que tem um vínculo espiritual forte com a sua priora, sofre da incompreensão e das numerosas correções da irmã pedagoga (que ajuda a priora para o noviciado).
- Várias provações espirituais : tentações do demônio, sequedades na oração. Teresa segue no dom de si mesma a Cristo na fidelidade a cumprir a Regra del Carmelo.
1920
- Primeiros dias de março: Teresa assegura o Padre Avertano, confessor da comunidade, que dentro de um mês morerrá. Pede licença para fazer penitências extraordinárias. O confessor não acredita e lhe diz que siga observando a Regra.
- 1° de abril : Quinta Feira Santa. Teresa começa sua Via Crucis seguindo a Cristo. Passa case todo o dia no coro até a uma da madrugada do dia seguinte.
- 2 de abril : Sexta Feira Santa. A meio-dia reza o Via Crucis e participa no exercício das Três Horas. Sua mestra a surpreendre com muita febre.
- 3 de abril : Teresa sofre terríveis dores.
- 5 de abril : pede confessar-se e comungar. Sofre terríveis tentações de desespero; o demônio trata de persuadi-la que é rejeitada por Deus por razão de seus pecados.
- 6 de abril : chega sua mãe com uma licença do Núncio apostólico para que Teresa possa sair da clausura del mosteiro par ir num hospital em Santiago. Mas a priora responde que Teresa no aceitaria a perspectiva de morrer fora do mosteiro (e assim fora da Ordem do Carmelo, já que é novicia). A mãe de Teresa entende que o Senhor lhe pede a oferenda de sua filha.
- 7 de abril : Teresa faz profissão religiosa in articulo mortis. Os médicos diagnosticam um tifus avançado. Teresa comunga pela última vez.
- 12 de abril : Teresa falece às 19:15.
- 14 de abril : funerais de Teresa. A capela do convento é invadida pela gente de Los Andes. Dizem que vêm para ver a santinha que morreu de amor. Teresa é sepultada no cemitério do convento
- 23 de novembro : Rebeca, irmã de Teresa, ingressa ao Carmelo de Los Andes, entendendo que o Senhor lhe pede para tomar o lugar deixado por Teresa. Toma o nome de irmã Teresa do Divino Coração. Falecerá o 31 de dezembro de 1942 com fama de santidade.
1947
- 20 de março : se inicia o processo diocesano em ordemà beatificação de Teresa. Termina o 4 de março de 1971.
1976
- A Santa Sede decide que se enriqueça o processo diocesano mediante o processo chamado "cognitionis".
1984
- 7 de abril : more Lucho (Luis Fernández Solar), último sobrevivente dos irmãos de Teresa.
1986
- 22 de março : o Papa João-Paulo II firma o decreto de reconhecimento e aprovação da heroicidade das virtudes de Teresa de Los Andes. Desde este momento, Teresa goza oficialmente do título de "Venerável".
1987
- 3 de abril : o Papa João-Paulo II procede a beatificar, no Parque O'Higgins de Santiago de Chile, irmã Teresa de Los Andes.
- Se trasladam as Carmelitas Descalças de Los Andes ao novo mosteiro de Auco acompanhadas de milhares de peregrinos, levando os restos de Teresa à pequena capela, transitoriamente, mentras se construí o Santuário de Auco.
1993
- 21 de março : Teresa de Los Andes é canonizada na Basílica de São Pedro, Roma, pelo Papa João-Paulo II